quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pesquisa mostra enriquecimento de políticos eleitos no país

fonte: JC Rio Claro
(Eleições) - Quando se consideram apenas os vereadores, a média de enriquecimento foi de 41%. Já a de senadores e deputados, de 50%. O levantamento foi realizado pela Transparência Brasil, organização dedicada ao combate à corrupção.

Dos vereadores que foram candidatos há dois anos, 15 declararam não possuir bens naquele ano, mas em 2008 atingiram a média de R$ 108 mil cada. Outros nove, cujo montante patrimonial era nulo em 2006, repetiram o número em 2008.

Dos 709 vereadores em exercício nas 26 capitais brasileiras, 663 buscam a reeleição ou concorrem aos cargos de prefeito ou vice-prefeito. O patrimônio médio declarado por esses vereadores é de R$ 377 mil.

Desde 2006, os candidatos em eleições são obrigados a fornecer à Justiça Eleitoral suas declarações de bens, que são publicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Além dos 663 vereadores, 277 parlamentares do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas procuram eleger-se prefeitos ou vice-prefeitos em diversas cidades.

Um mês após a abertura do registro de candidaturas, o site do TSE ainda deixava de registrar 22 candidatos a prefeito que são deputados federais ou estaduais e 23 vereadores de capitais que concorrem à reeleição, entre estes todos os de Teresina, capital do Piauí.

As declarações patrimoniais referentes a 2008 de todos os 895 candidatos que estão em exercício no Congresso, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores das capitais e cujos registros estão assinalados no TSE já estão publicadas no site da Transparência Brasil.

Variação patrimonial - Dos 108 vereadores que buscam reeleição nas capitais dos estados e que também tiveram seus patrimônios divulgados em 2006, os parlamentares de Fortaleza, capital do Ceará, foram os que mais enriqueceram. Segundo o levantamento, os sete candidatos a vereador que se enquadram nestes critérios tiveram uma variação patrimonial de 135%, de 2006 a 2008.

Em segundo lugar no ranking da variação patrimonial de vereadores está Boa Vista, capital de Roraima, com 122%. Em terceiro, o Rio de Janeiro, com 108% de enriquecimento.

Entre os senadores, deputados federais e estaduais eleitos em 2006 e que hoje buscam eleger-se prefeitos (a maioria) ou vice-prefeitos (não apenas nas capitais), a variação média de patrimônio entre todos os estados do Brasil é de 50%.

No entanto, os parlamentares do Maranhão enriqueceram mais que o dobro da média nacional, 142%. O mesmo ocorreu com os de Roraima, 139%, os de Alagoas, 119%, e de outros estados.

A comparação dos patrimônios declarados pelos 663 vereadores que buscam reeleição este ano com a renda per capita das regiões metropolitanas de suas respectivas cidades mostra que os representantes municipais são muito mais ricos do que as comunidades que representam.

Ao considerar a desproporção entre o patrimônio médio dos vereadores e o PIB per capita dos estados, o estudo conclui que os vereadores são, em média, 45 vezes mais ricos do que a média da população de suas cidades.

Segundo o estudo, porém, esta desproporção é na verdade ainda maior, uma vez que em algumas cidades a atividade econômica altamente concentrada eleva o PIB per capita sem que isso signifique uma distribuição entre a população. É o caso, por exemplo, de Vitória (sede de grandes empresas) e de Manaus (Zona Franca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários anônimos só serão publicados se inofensivos, caso queira enviar denuncias, sua identidade será preservada