sexta-feira, 9 de julho de 2010

AVANÇA A AUTOFAGIA PETISTA

A agressiva entrada na região Oeste do Pará de Claudio Puty, candidato da tendência Democracia Socialista (DS) a deputado federal, começa a causar algo mais do que simples ciumeira nos demais candidatos também petistas ao mesmo cargo.

Carlos Martins, que busca herdar o patrimônio eleitoral que Paulo Rocha, da tendência Unidade na Luta, construiu ao longo dos últimos anos na região, e Zé Geraldo, da tendência PT Pra Valer, são os mais incomodados com as investidas de Puty em searas antes tranquilas da "companherada" na região.

E há uma razão mais do que simples pra isso: como sentem que Ana Júlia não consegue reduzir a forte rejeição que a impede de ser competitiva nestas eleições, e como as tendências a ela contrárias não gostaram nada das alianças "espúrias" que ela decidiu no esforço de tentar se reeleger, os candidatos a federal se empenham em salvar a própria pele, priorizando suas campanhas e deixando a governadora pra trás. "Já que ela fez essas alianças, ela que se vire", racionam alguns. A queixa maior é a aliança tipo "estupro" que Ana armou com o prefeito Duciomar Costa, outro campeão de rejeição popular.

A estratégia do tipo "farinha pouca, meu pirão primeiro" foi aquecida depois que sondagens informais apontam o crescimento eleitoral de Puty no Oeste do Pará, onde o principal cabo eleitoral é o ex-superintendente do Incra Pedro Aquino.

Os temores desse aquecimento de ânimos entre os três candidatos federais já preocupa a cúpula petista. A primeira ação é no sentido de conter o ímpeto do candidato da DS. É pouco provável que isso dê certo, já que uma das metas de Puty é justamente a de se eleger como o federal mais votado do PT e, com isso, tentar assumir o comando do espólio do que restar do PT no Estado depois de uma provável derrota de Ana Júlia.

Parece pouco provável que os bombeiros do partido consigam conter o avanço da autofagia petista.

Postado por Blog do Piteira às Quinta-feira, Julho 08, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários anônimos só serão publicados se inofensivos, caso queira enviar denuncias, sua identidade será preservada