segunda-feira, 27 de junho de 2011

MAIS UM VEREADOR DE JURUTI BOTA A BOCA NO TROMBONE DENUNCIANDO A IMPERIÓSA CORRUPÇÃO DE HC O PODEROSO HENRIQUECIDO

Vereador denuncia fraude na merenda escolar em Juruti

Isael Amaral denuncia fraude na merenda escolar

Fonte de O Impacto
O prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa, que por diversas vezes foi acusado de desvio de verbas, entre outras irregularidades, faz das suas mais uma vez. Desta vez o exemplo de inoperância pública do “todo” poderoso é mais grave. Por esta razão, as pessoas de bem do Município pedem “por uma só voz” a saída imediata do alcaide de Juruti.
Esta semana, o vereador Isael Amaral, do Partido DEMocratas de Juruti, esteve em nossa redação onde falou da péssima administração do prefeito Henrique Costa, naquele Município. O Vereador contou à nossa equipe de reportagem detalhes “nada publicanos” na administração de quem se considera “todo poderoso”, como é o caso de Henrique Costa. “Eu queria me deter nesta reportagem sobre a saúde do Município. Porque nós vereadores, recebemos pessoas todos os dias em nossas portas pedindo apoio”, narrou Isael Amaral. “No último domingo apareceu um senhor em minha residência pedindo ajuda para trazer sua esposa para Santarém, pois a mesma necessitava fazer um tratamento. Ele disse que a Prefeitura forneceu somente as passagens e nada mais. Mas a Lei diz que o TFD deve ter a ajuda de custo”, falou ele. “Nós fizemos uma verificação apurando umas denúncias nos postos de saúde e constatamos que em todos os postos de saúde faltam medicamentos, luvas e materiais de primeiros socorros, para que se faça um atendimento de pequenos acidentes”, citou o parlamentar. “Os odontólogos estavam sem poder extrair dentes das pessoas, pois não tinham luvas. Nós fomos ao Hospital Municipal, para verificar de perto e constatamos que estava faltando quase tudo”, disse o vereador Isael Amaral.
O vereador do DEM falou à reportagem do jornal O Impacto, que recebeu denúncia e os vereadores da oposição foram verificar de perto o que está acontecendo para que se possa tomar providências. “Temos que divulgar o que está acontecendo realmente, pois muitos olham para Juruti e dizem que está tudo indo muito bem. O Prefeito publica nos meios de comunicação, pagos por ele, que está muito bem o Município. Mas isso não é verdade”, denunciou o Vereador, enfatizando que: “nós que somos o pára-choque do governo, estamos sabendo e vendo de perto o que está acontecendo. Faltam médicos e se as pessoas vão doentes ao Hospital é para saber o que têm. Porém, fazem exames até três vezes e não conseguem detectar o que a pessoa tem”, informou o parlamentar municipal.
Radiografia - Segundo o vereador Isael Amaral, o aparelho de ultra-sonografia estaria sendo usado para comercializar saúde pública. “Por que o Município não bate ultra-sonografia lá no Hospital? Será por que a irmã da Secretária de Saúde tem o aparelho e custa R$ 100,00 para cada pessoa?”, indaga.
Segundo o Vereador, “o aparelho de Raio X que a Alcoa doou para o Hospital está queimado, e aí dizem que o técnico está vindo para consertar, mas  nunca vem. Tudo isso acontece em nosso Município, o povo nos cobra e temos que fazer valer nossa postura como Vereador e voz do povo. Outra questão é uma dívida histórica do Município, que é a insalubridade dos funcionários da saúde, previsto em lei e eles não pagam. Nós vereadores do DEMocratas estamos procurando um meio de entrar na Justiça para fazer com que o Município cumpra com seu papel, pagando a insalubridade dos funcionários da saúde. O mais grave, é que não existe profissional qualificado para operar o aparelho de ultra-sonografia. Quem faz esse serviço é o esposo da Dra. Paula, que é cunhado da Secretária de Saúde. Só que ele é anestesista”, denunciou Isael Amaral.
Merenda Escolar – Seguindo desfiando seu rosário de críticas, o Vereador afirma: “A merenda escolar servida aos alunos do Estado está sendo trocada pela merenda do Município. Nós recebemos denúncias e fizemos uma visita nas escolas. Chegamos lá e detectamos que tinha merenda escolar vencida, biscoito vencido. Não fomos bem recebidos por um cidadão que é sobrinho do prefeito Henrique Costa. Ele perguntou se os vereadores não sabiam ler, e deu confusão entre eles e nós”, disse Isael. “Hoje nós estamos enfrentando outro problema, a merenda do Estado está junto com a merenda do Município. Existe a denúncia que eles estão trocando os produtos, ou seja, a merenda do Município pela merenda do Estado. Por exemplo, o biscoito que o Estado mandou é de boa qualidade, é o biscoito fornecido pelo Município não é. Então, o que está acontecendo? Eu já fui numa escola e vi realmente que o biscoito estava sendo trocado. Um aluno que estuda na escola do Estado disse que lá estão comendo biscoito estragado. Está tendo troca no produto e quem sabe mais o que estão fazendo por la. A gente está pedindo para o governo do Estado separar esta merenda ou então, alugar um depósito e colocar pessoas do próprio Estado para administrar, pois quem distribui a merenda do Estado em Juruti são pessoa ligadas ao PT. Isso a gente não aceita”, afirmou o edil.
Violação do ECA - “Quanto a educação em si, eu tenho um relatório do Conselho Tutelar, onde já foram apuradas as denúncias e está constatado que o Município está violando os direitos da criança e até o ECA, que diz que a criança deve ter a escola próxima à sua residência. Em Juruti estão polarizando as escolas e as crianças saem às sete da manhã de suas residências para estudar em uma escola, chamada escola pólo, e retornam às duas horas da tarde. Quer dizer, elas andam um pedaço a pé, um pedaço de canoa e depois pegam um carro pra chegar nessa escola. Isso é um absurdo feito com crianças de quatro e cinco anos. Nós estamos de posse desse relatório e vamos mostrar para a população o que está acontecendo em nosso Município”, concluiu o Vereador.
Por: Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários anônimos só serão publicados se inofensivos, caso queira enviar denuncias, sua identidade será preservada